Porque repetimos os mesmos erros?
- Maria Eduarda Noronha
- 17 de abr. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 1 de fev.

Não é incomum nos questionarmos em determinados momentos da vida com indagações como: porque isso sempre acontece comigo? Porque sempre termino em situações assim?
Nos deparamos repetidamente com situações que nos são familiares, surpreendentemente, nos vemos presos na repetição dessas experiências, apesar de desejarmos fervorosamente evitar tal repetição, pois sabemos o quanto nos causa sofrimento, mas quando observamos, lá estamos nós, repetindo de novo.
Sob uma perspectiva psicanalítica existem mecanismos de defesa que estão presentes em nosso mundo psíquico que vão sendo enraizados ao longo de nossa história de vida, podendo influenciar nossas escolhas e comportamentos de maneira inconsciente, levando-nos a seguir padrões familiares, mesmo quando sabemos que não são benéficos para nós. Reconhecer e entender esses mecanismos que por diversos motivos vamos repetindo ao longo de nossa vida é fundamental para iniciar um processo de maior consciência e mudança.
A falta de reflexão sobre nossas experiências passadas tende a nos manter presos na teia dos mesmos erros. Um trabalho pessoal em psicoterapia pode ser um caminho valioso no rompimento com movimentos de vida indesejados e angustiantes.